domingo, 24 de junho de 2012

Finalmente um céu realmente limpo e consigo boas fotos com a DBK41AU02.AS

Finalmente eu tive um céu realmente bom aqui do meu apartamento. Ao contrário do que tem acontecido nas últimas três semanas, entre as sete da noite e a meia noite, hoje o céu ficou limpo aqui em Brasília, e pude pela primeira vez fotografar com calma duas nebulosas da constelação de Sagitário, Lagoa e Cisne. E tenho que dizer, o resultado me deixou absolutamente feliz.

Deve-se lembrar sempre que essas fotos foram tiradas de uma área com grande poluição luminosa. Eu estou no meio de uma metrópole com quatro milhões de habitantes e o bairro em que moro é uma das áreas mais densas de Brasília. Daqui a três semans vou para Alto Paraíso, para participar do EBA (Encontro Brasileiro de Astrofotografia) e tenho certeza que lá vou conseguir fotos muito melhores do que as que consegui hoje.

O que mais gostei das fotos foram as cores, que ficaram com um aspecto bem natural, diferente do que muitas vezes acontece com a DSLR, principalmente em fotos aqui do apartamento.

A imagem da Nebulosa da Lagoa foi feita com 70 frames de 65 segundos. Não foi usado auto-guiagem, hoje o PHD Guiding tava com uma birra esquisita. O programa ficava o tempo todo dizendo que não conseguia calibrar a guiagem por que a estrela não se movia o suficiente na hora da calibragem. Eu nunca vi isso antes e ainda estou tentando entender o que esta acontecendo. Eu coloquei todos os frames no DSS e mandei empilhar os 80 por cento melhores no modo Kappa-Sigma Aparando.


Para a nebulosa do Cisne, eu usei um tempo de exposição menor, de apenas 30 segundos, com um pouco mais de ganho, e captei mais frames, 120. Mas nesta, preferi selecionar manualmente os melhores 75 frames antes de empilhar. Por isso foram empilhados todos os 75 no Deep Sky Stacker. Em ambas as fotos foram usados 40 dark frames.

Semana que vem teremos Lua cheia e deve me dedicar um pouco mais a Astrofotografia solar e lunar, tanto com a DMK21 como com a DBK41.

2 comentários:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.