segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cassegrain de 14 polegadas é eleito o telescópio dos sonhos pelos leitores do Blog


Eu não sei se vocês sabem, mas o Blogger está de cara nova. Pelo menos pra mim. Na verdade já faziam meses que eu recebia uma mensagem dizendo que o painel ia atualizar, mas eu normalmente detesto mudanças no meu leiaute de trabalho e nunca apertei o botão para o novo painel.

Me pergunto se o painel mudou simplesmente por que tiraram o designe antigo do ar ou se eu sem querer apertei algum botão que me fez ir para o novo leiaute. Eu acho essas mudanças do Google uma enganação. Eles deviam é criar novas ferramentas e recursos sem infernizar a vida de seus usuários, mas devem pensar que mudando tudo faz seus inocentes usuários acreditarem que a ferramenta evoluiu mais do que realmente aconteceu.

Mas vamos voltar as atividades do blog e falar de uma pesquisa que já acabou faz umas três semanas. Após um mês e meio de votação os leitores desse blog elegeram, entre quatro modelos, ou nenhum deles, qual seria o telescópio de seus sonhos. O grande vencedor, com 33% dos votos, foi um Cassegrain de 14 polegadas sobre uma montagem CGE Pro. Foi interessante que o começo da votação foi totalmente dominado pelo Dobsoniano de 24 polegas mais uma escada, mas ele foi perdendo fôlego nas últimas semanas e acabou com 25% dos votos, abrindo espaço para o Cassegrain e também para o Takahashi FSQ de 106mm mais uma S-Big STL 11000, que recebeu 22% dos votos. Por sinal, este último telescópio, acompanhado dessa magnífica câmera, seria a minha primeira opção para uma bela e sincera carta para o Papai Noel. Eu também adoraria o SolarMax de 90mm com Double Stacking, telescópio solar em H-Alpha pouco votado, com apenas 3% dos votos, mas que proporcionaria imagens solares de tirar o fôlego. 

Não me animaria tanto com o Cassegrain por que é muito pesado. Só valeria a pena se eu tivesse um observatório numa área sem poluição luminosa. Aí seria muito interessante. Quanto ao dobsoniano, sem acompanhamento e também por ser um telescópio enorme, seria minha última opção.

Tivemos também 15% de votos para nenhum dos telescópios citados. Bem, devido a enorme gama de modelos existentes no mercado e da pesquisa ter ficado (só fui ter consciência disso depois) confusa, o número de votos para nenhum dos modelos ficou abaixo do esperado.

O grande vencendor. Quem não ia querer um desses? - crédito: Celestron.com

Um comentário:

  1. astronomo amador canadense emprega este telescopio para desvendar os misterios da Lua! https://www.youtube.com/watch?v=PpHv6oRW4RY

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.