terça-feira, 6 de novembro de 2012

Falando sobre os dois filmes mais astronômicos de 2012: Parte 1: Melancolia

Cena de "Melancolia" filme de Lars Von Trier

Finalmente consegui assistir a "Melancolia" e "A Árvore da Vida". E por que resolvi falar desses filmes neste Blog? Simplesmente por que foram os dois filmes mais ligados a Astronomia que eu vi este ano e ambos contém material astrofotógrafico, foi isso que me atraiu nestes dois filmes, e, após assistí-los, resolvi falar das duas obras.

Atenção, o texto abaixo contém spoilers, por isso se você pretende assistir ao filme e não quer saber o final, caia fora enquanto pode!
Melancolia é, dois dois filmes, aquele em que a astronomia está mais forte dentro do tema. O filme começa mostrando um casamento da aristocracia, numa bela mansão que mais parece um castelo. Nós acompanhamos a protagonista da primeira parte da produção, Justine, a noiva, que parece ser incapaz de se adaptar a aquele ambiente social e é nos apresentada como uma mulher enlouquecida. O filme já dá algumas dicas de que tem algo estranho no céu. Várias vezes vemos um telescópio em cena e a protagonista uma hora comenta que a estrela Antares desapareceu (foi ocultada pelo planeta), mas essa primeira parte é mesmo sobre o casamento, que termina em fiasco devido as pirações da noiva. O noivo a larga depois que ela se atraca com um estagiário da empresa do sogro em plena festa. Tudo para decepção da irmã e do cunhado de Justine, que haviam feito todos os esforços para dar a ela o casamento mais espetacular do mundo.

A segunda parte do filme foca na irmã, Claire, e no cunhado de Justine, John. Eles esquecem o casamento e agora estão mesmo é preocupados com a história de um planeta, chamado Melancolia, que está aproximando-se da a Terra. Claire lê algumas notícias temerárias na internet, que indicam que o planeta irá se chocar com o nosso planeta, enquanto John, que também é astrônomo amador se mostra otimista, acreditando que os planetas vão apenas passar bem perto um do outro e tudo o que teremos será a espetacular oportunidade de observá-lo de perto.

Noite com duas Luas. Uma delas é o Planeta Melancolia

Os dois planetas passam perto e se afastam, para alegria de John, mas devido a um efeito gravitacional já previsto por um site que Claire havia lido, os dois corpos celestes voltam a se aproximar e dessa vez parece que nada vai impedir o fim de toda a vida na Terra.

Tanto Claire como John, mostrados como sustentáculos da família de Justine na primeira parte do filme, agora desabam com a realidade. John vai para o estábulo e se entope de comprimidos, se matando e deixando o filho e a esposa sozinhos na hora que mais precisariam dele. Claire corre como uma barata tonta pelos campos até que decide se juntar a Justine, que parecia estar aceitando o fim do mundo melhor do que muita gente aceita ter tomado uma multa.
A mensagem que entendi do filme foi: No contexto aristocrático de uma sociedade repleta de regras de etiqueta, Justine é a louca, mas diante de um acontecimento natural muito maior, aquela sociedade se desmantela enquanto Justine agora mostra-se a única capaz de lidar com a situação de uma forma digna. E ela que dá a irmã e ao sobrinho o suporte negado pelo cunhado.

Eu não conheço os outros trabalhos do diretor do filme, Lars von Trier, mas li que ele é bem polêmico e misantrópico. Assisti a Melancolia devido principalmente a temática Astronómica, embora alguns misturem o tema do filme com aquela história maluca de Niburo. Não sei até que ponto o filme foi inspirado nisso. Ele é muito mais focado em mostrar a reação das pessoas diante do fim do que no ato em si. Me fez lembrar de uma frase famosa de Carl Seagan, que diz: "O universo não parece nem benigno nem hostil, apenas indiferente". Melancolia pra mim, é sobre como as pessoas se comportam ao terem diante desta indiferença cósmica.

Gostei muito das imagens do planeta, em especial a cena em que o céu parece ter duas luas. Depois Melancolia (o planeta) fica bem maior e ameaçador do que a Lua. A sequência final, do choque do planeta foi simples, mas perfeita dentro do contexto do filme.

John usa um aparato simples, feito com arame, para acompanhar a aproximação do planeta.

Durante uma cena aparecem algumas astrofotos. Mas fiquei pensando se elas foram feitas pelo próprio diretor ou algum amigo dele, pois até eu, com meu equipamento simples, conseguiria fazer imagens melhores.

Eu gostei muito do filme. Em especial por que adoro filmes lentos, mas que tenham uma boa história. Quem estiver esperando algo com o ritmo de um Cavaleiro das Trevas ou Vingadores pode ficar entediado com o ritmo da obra (em minha opinião isso será mais culpa sua do que do filme). A primeira parte, focada no casamento, me deixou um pouco preocupado, confesso, me fez me perguntar se o filme me daria aquilo que eu esperava dele, na segunda parte as minhas espectativas foram preenchidas. Gostei muito de Melancolia, mas gostei ainda mais do outro filme: Á Arvore de Vida,  para não me estender muito, vou falar dele no próximo post.

2 comentários:

  1. Rodrigo vc falou tudo e muito bem falado, assisti o filme e confesso que realmente o seu comentário resumiu a tônica do filme. Bons atores e boa história só poderia resultar nisso, é um fato que jamais poderemos ignorar. Quem sabe o que está por vir nesse tão indiferente Universo não é mesmo. Também acho que algumas pessoas não entenderão nada e não captarão a mensagem imposta por esse filme. Digamos que nós amantes da astronomia e fiéis súditos desse Senhor Universo temos a mente muito mais aberta a essas propostas, por isso sempre vamos entender e saber dar o seu verdadeiro valor a toda matéria digna.
    Seu blog é digno e uma verdadeira escola, parabéns e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo.
    Sou uma apaixonado por astronomia desde criança (tive um kit Poliopticom), mas devido a vários fatores acabei abandonando, e só agora retomei a atividade e adquiri um bom equipamento.
    Assisti o filme Melancolia, e é interessante a demonstração da fragilidade humana diante do improvável e do desconhecido.
    Recentemente assiste ao filme 'Uma Outra Terra', que tem um tema que acho também será interessante aos que amam estudar o Universo.
    Parabéns pelo seu Blog, sempre com boas matérias e fotos, que muito tem me ajudado nas minhas observações.
    Abs.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.