terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A ocultação de Júpiter pelo Travelscope 70mm


Hoje ocorreu a fantástica ocultação de Júpiter pela Lua, um de meus eventos astronómicos preferidos. Eu havia dito que ia tentar fotografar, mas aconteceu que a CG-5GT não estava comigo. Não por que ela foi vendida, já que eu cheguei a anunciar em algumas redes sociais que a montagem estava a venda, mas por que ela já foi enviada para o local onde tentarei fazer algumas fotos de DSOs em janeiro.

Sem a CG-5GT seria impossível eu usar o ED de 102mm para fotografar a ocultação de Júpiter, pois a única montagem que ficou disponível foi a EQ1, que não aguenta o peso do ED (ele é bem mais pesado do que parece). A solução então foi colocar o telescópio guia do ED sobre a EQ-1, um Celestron Travescope de 70mm de abertura e apenas 400mm de distância focal. Não é o telescópio ideal, mas era o que eu tinha em mãos.

É uma foto sem grandes atrativos, mas que mostra que dá para fazer coisas legais mesmo com um equipamento mais simples. eu usei a câmera DBK41AU02.AS para fotografar, mas também poderia ter usado a Canon T2i com o EOS Movie Recorder que provavelmente me dariam resultados semelhantes.Optei pela Imaging Source por ser muito mais leve. Infelizmente as nuvens (e a janta) não me deixaram registrar o evento inteiro.

3 comentários:

  1. Há uns 20 dias, o céu estava limpo. Com meu binóculo 10x50, foi minha primeira observação de Júpiter. Vi as 4 luas visiveis de Júpiter. Foi uma emoção e tanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nâo vejo a hora de ter o meu 1 binóculo estou ancioso e estou pesquisando muito para achar um ótimo... =)
      att

      Excluir
  2. Anderson de A. qual é o seu binóculo quero comprar um bom e estou pesquisando muito mais fica mais dificl para mim por que eu uso oculos e o conforto visual tem que ser de 20.00mm para ter observaçôes melhores eu posso comprar um de até 400R$ com prismas BK4 tipo porro peso no máximo de 1kg lentes fully multi-coated essas serião as caracteristicas que procuro para comprar um bom binóculo para mim.... OBS: uso oculos e preciso de um com o conforto visual de 20.00mm para ter observaçôes melhores...

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.