quinta-feira, 11 de abril de 2013

Três livros indispensáveis para quem está começando na Astronomia

Após várias semanas sem possibilidade de fazer uma imagem de céu profundo, ou ao menos pegar mais frames das últimas imagens que fiz, achei que, ao invés de fazer um post reclamando das nuvens sobre Brasília, seria mais produtivo fazer um post de interesse geral para aqueles que estão começando na Astronomia. Eu raramente falo de Astronomia em si porque não acho que tenho domínio suficiente sobre um assunto tão complexo (embora tão apaixonante) e prefiro ficar onde é mais a minha especialidade, a Astrofotografia. Mas estou sempre lendo sobre o assunto por puro prazer. Por isso, hoje quero falar de três livros que nunca param na estante lá em casa.


Guia Ilustrado Zahar de Astronomia - Ian Ridpath - É provavelmente o livro mais comprado por quem está iniciando em Astronomia. O ponto forte são as ilustrações. O livro é ricamente ilustrado com imagens bonitas, coloridas e em grande resolução. A maioria das explicações são bem resumidas (às vezes até um pouco demais), mas a leitura é agradável e nos instiga a procurar saber mais sobre os assuntos tratados. O ponto forte, e diferencial em relação aos outros livros e a grande seção que mostra todas as constelações e os objetos mais interessantes para se ver em cada uma delas, destacando igualmente constelações do norte e do sul. Esta seção também aumenta muito a longevidade da obra.



O Livro de Ouro do Universo - Ronaldo Rogério de Freitas Mourão -  É mais profundo do que o livro anterior e menos do que o próximo. É com certeza o mais lúdico dos três, dando muito destaque para fatos históricos da astronomia e mesmo folclore e obras artísticas derivadas da Astronomia, sendo o seu diferencial. O ponto fraco são as ilustrações em baixa resolução e monocromáticas. Apesar disso, pelo texto corrido e agradável, que em muitas vezes atiça a imaginação, é no momento o livro de astronomia que mais leio.



Descobrindo o Universo - Neil F. Comins e Willian J. kaufmann III - Disparado o mais denso e de maior conteúdo entre os três e fazendo valer seu preço de mais de 150 reais (pelo menos para os padrões abusivos brasileiros), esse livro é usado em matérias de introdução à Astronomia em Faculdades de Astronomia. Apesar de ser um livro didático, pelo menos noventa por cento dele pode ser lido descontraidamente, pois a linguagem é totalmente acessível a qualquer um que tenha terminado o ensino médio de forma digna. O único capitulo que não consegui absorver foi sobre Spectografia, mas não foi culpa do livro.

Eu diria a um iniciante para que, se possível, lesse os três livros na ondem em que foram apresentados no post, pois eles vão ficando gradativamente cada vez mais complexos. Mas na verdade você sempre vai estar querendo ler os três, dependendo do tempo e ânimo em que esteja. Após cansar destes três livros, acho que já dá pra pensar em obras de temas mais específicos em Astronomia.

Ah, é claro, eu estava me esquecendo de Cosmos, de Carl Sagan. Certamente um dos melhores livros para se começar na Astronomia. Eu não tenho ele. Li faz uns dez anos um exemplar da biblioteca da universidade onde me formei. Foi um livro fantástico e imagino que não tenha ficado desatualizado, até por que a mente da Carl Sagan viajava longe. Se você conseguir encontrar um exemplar desta obra, aconselho a leitura imediata. ao contrário dos outros três, Cosmos é melhor lido como um romance, do começo ao fim.

22 comentários:

  1. Só não tenho o Descobrindo o Universo rs.
    Ainda sou estudante, não tenho dinheiro p comprar por esse preço rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.estantevirtual.com.br/seboparana/Rosa-T-Bonini-e-Ana-Laura-Parlato-Descobrindo-o-Universo-44694055
      http://www.estantevirtual.com.br/sebodafrega/Ronaldo-Rogerio-de-Freitas-Mourao-O-Livro-de-Ouro-do-Universo-94763865


      Compro meus livros no estante virtual, é tipo um sebo online.

      Excluir
  2. Já li todo o Guia Ilustrado de Zahar, também recomendo, é um ótimo livro para quem está começando, explica todos os objetos e ciclos do universo de forma simplificada e objetiva mostrando imagens, fala também de telescópios e constelações, muito bom =D

    ResponderExcluir
  3. Atualmente estou lendo Cosmos, achei na Livraria Loyola por R$ 99,00. Fica a dica que, no youtube tem a série completa para quem quiser assistir. É um romance como o Rodrigo disse...Esta semana chegaram também alguns livros que encomendei na astrofoto de Portugal com o Sr. raimundo, Fotografar o céu de Pedro Ré, Introduçao à Astronomia, Roteiro do Céu e observar o céu profundo, estes 3 últimos do autor Guilherme de Almeida. Tenho um N5 celestron e uso para observações e agora resolvi montar uma estação para inciiar nas fotos, que somente se concretizará em outubro quando eu voltar dos USA com a sonhada montagem EM200 para um apo takahashi 102 que está a espera. Inicialmente estou brincando com fotos de planetas e lua usando minha dsrl nikon d5000. A filmagem dela em HD tem me dado bons resultados junto ao registax. Agora to pilhado para iniciar com céu profundo e encontrei teu blog q tá me animando ainda mais com as ótimas fotos que vc tem conseguido. abraço Thiago Vieira Pinto

    ResponderExcluir
  4. Para quem está começando em astronomia, é interessante ler boas revistas sobre o tema, fiz uma compilação de todas as revistas Macrocosmo prontaS para download, vejam neste link: http://rcristo.com.br/?s=macrocosmo
    {rcristo}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo eu não conseguir baixar, porque consta que o arquivo foi removido por favor libera ai!

      Excluir
    2. Segue o link direto da copilação acima:
      http://www3.multiupload.nl:81/files/EC089E3688660CA3243E2CB78C710C9DFEB42C4BC4BCA725778284AB39E4762C036F5676835B5D418EF132D758A1CB833FDED77E0058B785DB5885DC7BD272FBC283B305A9B168FED3D4/MACROCOSMO41.zip

      Excluir
  5. Valeu amigão, seu artigo me faz acabar de escolher pela compra do 1º, dos três títulos. Acabei de fechar o pedido no site da casas bahia, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Eu sou iniciante Em astronomia... Eu estou Com muita dúvida sobre qual telescópio comprar, você poderia me ajudar? Obrigada, e Já vou comprar, primeiramente, a primeira obra indicada. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa Alana, tudo bom?
      Lí seu comentário e me encontro hoje na mesma situação em que você se encontrava em Janeiro.
      Gostaria de saber se você conseguiu comprar, se comprou qual foi e se foi bom ?

      Obrigada !

      Excluir
  7. Olá,

    Não sei nada nada nada a respeito do assunto mas quero comprar um telescópio, pois me interesso muito por astronomia.
    Gostaria de saber qual telescópio seria o mais indicado, procuro algo até 400,00 reais e que dê para ver com nitidez os planetas, a lua e as estrelas.
    O que você me indicaria por gentileza?

    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, poderia me dizer onde poderia cimprar o Livro "Descobrindo o Universo"? Meu caro Rodrigo Adolfato, pesquisei na Internet, mas não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ichi, Adriano. Parece que neste momento, só o E-book da Amazon. sinto muito. O livro é fabuloso.

      https://www.amazon.com.br/Descobrindo-Universo-Neil-F-Comins/dp/8577807401

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção, meu caro Rodrigo Andolfato. Havia removido a pergunta para fazer uma "correção" em minhas colocações. Valeu!

      Excluir
    3. Para adquirir o livro "Descobrindo o Universo", vá direto no site do grupo da editora, digite "grupo A" no google. Já adquire vários livros no próprio grupo editorial e de tempos em tempos fazem promoção nos livros para quem é cadastrado. O site é seguro e até hoje não me deu problemas e os livros são enviados rapidamente, sem contar que você não corre o risco de adquirir um livro com edição antiga, só vendem lá a última edição.

      Excluir
  10. Quem quiser conhecer o meu livro sobre astronomia dê uma passada no meu site: www.marcosveloso.com.br

    ResponderExcluir
  11. olá,quero comprar o livro descobrindo o universo,mas não acho em nenhum site ou livraria,no site da editora está indisponível,se alguém tiver o livro e querer negociar comigo eu ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Também, julgo imprescindível para quem gostar da astronomia, ler algum livro específico de COSMOLOGIA, um dos mais claros e acessíveis a respeito é :
    UM POUCO MAIS DE AZUL - de Hubert Reeves.

    Para se sentir um aluno no semestre de astronomia de Berkeley, O BIG BANG - de Joseph Silk.

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu gostei dos livros situados acima...mas alguem conhece alguma livraria ou um mercado internacional online para comprar esses livros?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.