domingo, 22 de dezembro de 2013

Nebulosa da Roseta em Hubble Palette - Tirando tudo o que dá!

Nebulosa da Roseta, captada com 27 frames de 10 minutos e RGB inserido de uma foto feita com a lente de 135mm.

Eu não me lembro quando foi a última vez que tivemos um céu bom para astrofotografia aqui em Brasília. Deve ter sido faz quase dois meses. É realmente uma lástima visto a quantidade de objetos incríveis que estão lá em cima atrás das nuvens.

Nesse período houve uma única captação, da Nebulosa da Roseta, também conhecida como Caldwell 49, já que NGC 2244 na verdade é o aglomerado aberto localizado no centro da Nebulosa. Formado por estrelas jovens que são fruto dos gases agora ionizados por elas.

A imagem acima não está ruim. Na verdade considero uma de minhas melhores e estou muito feliz com a Lente de 200mm FD. O campo conseguido com a lente no sensor da Atik 314L realmente se parece muito com uma câmera full frame num apo de uns 700mm de distância focal, mas muito mais leve e barato, embora sem a mesma resolução.

Mas essa foto teria ficado muito melhor se eu tivesse conseguido o tempo de exposição que queria. A ideia era algo em torno de umas doze horas ou mais. Mas depois de duas noites de captação em H-Alpha, uma com as estrelas deixando rastros e outra com o foco ruim, passou-se quase um mês sem um céu ao menos aceitável. E vale lembrar que os dois dias de captação que consegui também foram repletos de nuvens, aproveitando-se alguns buracos esporádicos no céu.

A ideia era captar mais umas quatro horas de H-alpha e umas duas de Oxigênio e Enxofre para conseguir uma foto realmente legal desta nebulosa. Mas tanto demorou-se para o céu abrir que comecei a brincar com uma foto colorida da Nebulosa da Roseta da época da lente de 135mm, pior, uma foto totalmente defeituosa em que as estrelas estava com halos gigantescos por causa de uma configuração ruim dos filtros, que estava muito a frente do que deviam. A ideia era usar está foto com a lente de 135mm como fonte de cor para a imagem captada com a lente de 200mm em H-alpha.

Tirar os halos não foi fácil, mas de filtro blur em filtro blur, seguido de ajustes, eles foram enfraquecendo até chegarem a uma configuração aceitável. Assim chegou a umaponto, de impaciência com o céu e de bom processamento, que decidi publicar a imagem com as cores da imagem de 135mm e as acidentadas quatro horas e meia de exposição que tinha.em H-Alpha. Isso me dá liberdade para tentar outros objetos no dia que o céu der uma trégua e irei deixar uma nova captação de Roseta com a lente para os próximos anos.

A imagem usada para colorizar a imagem acima. Repare nos enormes Halos em volta das estrelas mais brilhantes. Tirá-los para usar as cores na imagem com a lente de 200mm foi um desafio.

Um comentário:

  1. Rodrigo bom dia, como sempre "cá estou eu" rsss... Poxa ficou demais essa foto, comparando com a anterior é da água pro vinho.
    Outra gora explique essa sua técnica, você sabe que leva muito jeito pra dar essas dicas com um jeito todo especial e de ótimo entendimento.

    Antecipo aqui meus votos de feliz natal e próspero ano novo a você e toda sua família em especial sua esposa e filhinha.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.