terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Nebulosa Cabeça do Macaco, a primeira astrofoto de 2014



Finalmente o céu abriu de forma aceitável aqui em Brasília. Infelizmente eu perdi os primeiros dias de céu limpo devido às comemorações de ano novo e as duas noites que peguei começaram bastante nubladas, mas depois melhoraram. Eu não podia perder a oportunidade.

O primeiro alvo de 2014 acabou sendo a Nebulosa Cabeça do Macaco, ou NGC 2174. Trata-se de uma Nebulosa de emissão localizada na constelação de Orion, bem na ponta, ao norte da constelação. A nebulosa está associada ao aglomerado aberto NGC 2175 e sua distância da Terra é estimada em 6,4 mil anos luz.

Cabeça do Macaco provavelmente não é dos melhores alvos para se fotografar com o setup usado, Atik 314L+Lente 200mm, mas na hora que estava preparando o setup haviam nuvens no céu. Por ser fácil de localizar, perto de uma estrela visível a olho nu, e por ser razoavelmente brilhante, era o alvo que dava pra pegar.

O resultado me agradou. Só não atingiu a perfeição por que a guiagem, feita com o céu nublado, apresentou algum rastro na captação em H-alpha. no segundo dia, quando captei as outras duas bandas de cor, oxigênio e enxofre, a guiagem estava melhor.

Notem que também fotografei com o diafragma um pouco fechado. Não adianta! A 200mm FD, tal como a 135mm F2.0 EF que eu tinha, precisa estar um pouco fechada para melhores resultados. Mas o diafragma manual traz algumas vantagens, a maior delas é poder deixar a lente totalmente aberta enquanto estou enquadrando para fechar o necessário na hora da captação. Com uma lente EF isso não seria possível. Pelo resultado da imagem, pela facilidade de uso e pelo preço, já que custou menos da metade de uma 200mm F2.8 EF nova, estou muito satisfeito com essa lente. O modelo mais novo, com diafragma automático me obrigaria a ter que colocar a lente na Canon T2i cada vez que eu quisesse variar o Diafragma. E enquadrar nebulosas muito pálidas com o diafragma em F4 iria exigir tempos de exposição maiores para este trabalho, deixando as coisas menos divertidas.

Também ajudou muito na imagem acima eu ter conseguido usar o recurso de Live view na CCD. Deixa eu explicar, live view é a possibilidade de ver ao vivo o que o sensor da câmera está mostrando. Esse recurso existe nas DSLRs mais modernas e é muito útil para se conseguir um bom foco. Você aponta para uma estrela mais brilhante e ajusta o foco até ela atingir o menor tamanho possível. Como as CCDs astronômicas não tem live view, nelas você tem que ir fotografando até conseguir a imagem que mais lhe satisfaz. Como você tem que tirar uma foto, analisar, tirar outra e assim por diante, o foco é um processo demorado e chato, principalmente quando você passa o foco do ponto e tem que ficar indo e vindo. Com o live view é possível conseguir o foco perfeito em poucos segundos.

CCDs monocromáticas teoricamente não possuem live view, mas no programa Artemis, que vem com a Atik 314L+ eu consegui simular isso muito bem. Veja como fiz:

  1. Encontre uma estrela bem brilhante.
  2. Reduza a área de captura para algo como 100x100pixels. Isso vai deixar o download muito mais rápido do que se você estive fotografando com toda a área da imagem.
  3. Mova a área de captura para sobre a estrela mais brilhante.
  4. Ajuste o sequencer para tirar fotos com 1 décimo de segundo de exposição.
  5. Programe o sequencer para tirar algo em torno de 6 mil fotos, ou quantas você vai achar necessário. Eu normalmente gasto bem menos que isso. O programa vai tirar uma foto por décimo de segundo. Então em um minuto, serão só 600 imagens muito pequenas. Com live view eu gasto bem menos que isso para conseguir o foco, deixo 6 mil só para não ter pressa nenhuma.
  6. - Clique em "Run" no sequencer. Como as imagens são muito pequenas, elas aparecerão em terpo real na tela do computador. É só ajustar o foco.

Dica: Configure para salvar as imagens num diretório separado, para facilitar na hora de excluí-las

Esse roteiro acima não foi um guia de uso do programa, mas do raciocínio usado. Por isso pode ser usado para outros programas de captura que tenham as mesmas opções.

E isso aí pessoal, que 2014 nos traga muitas belas imagens!

Abraços
Rodrigo Andolfato

7 comentários:

  1. Rodrigo...Parabéns pela bela imagem e pelo post. Como sempre, uma aula para nós. Estou perto de comprar uma Atik 314L+ para mim...Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! A Celestron CG-5 aguenta um OTA 254mm para observação visual? Tenho um desses, da Skywatcher, de 1200mm de distância focal, em montagem dobson, mas estou sentido falta de motorização e queria ganhar tempo com o GoTo. O problema é que é tubo retrátil. Você acha que seria viável? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Aguentar aguenta, mas pode balançar um pouco, principalmente se houver vento. Eu lhe aconselharia a comprar uma EQ-6. Já vi esses tubos retráteis em montagens equatoriais. Os caras colocaram, mas não sei como se comportou com o tempo.

    Entre em contato com o Leandro, do armazém do Telescópio, que ele pode ajudar mais: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/fale-conosco

    ResponderExcluir
  4. ola rodrigo, tenho uma camera sony nex 3 , gostaria de saber se ela é boa para astrofotografia?
    parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Mesquita, é uma câmera boa sim, acho que vale a pena tentar umas fotos com ela e ver o que consegue, mas prefira céus bem escuros. Você já tem uma montagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola andolfato,desculpe pela demora mas eu fiquei sem pc esse tempo todo, a minha montagem é uma eq5 motorizada ,fiz uma fotos com a sony nex esta em fotosdoceu@blogspot.com.br. sao fotos unicas sem empilhamento por enquanto estou pegando pratica e aprendendo a localizar os alvos no céu ,e o locau que eu moro a PL é muito alta minha casa fica cercada por 5 postes de luz mercúrio,da vontade de quebrar todas as lampadas.
      Bela foto esse da nebulosa cab de macaco, de sua opiniao sobre minhas fotos.
      Obrigado.

      Excluir
  6. Boa tarde Rodrigo! meu nome é Jailson moro na cidade de Machado MG gostaria de sua opinião quanto ao meu telescópio e minha câmera. Possuo um telescópio Refletor SkyWatcher 150mm F/8, numa montagem EQ3-2 e uma câmera Nikon D3100. Da pra fazer fotos de céu profundo de forma razoável ou vou ter que comprar outro telescópio. Gostaria de umas dicas suas pois vi que você é fera no assunto. desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.