sábado, 25 de janeiro de 2014

Qual câmera para astrofotografia você pode comprar com até 500 reais?

Este Blog já tem um post sobre equipamentos para Astrofotografia, mas decidi começar a desmembrar alguns assuntos e ser mais específico. Até mesmo por que alguns equipamentos tiveram mudanças nos últimos anos e, é claro, eu também aprendi mais um pouco depois dos posts anteriores.

Decidi começar falando mais especificamente de câmeras para astrofotografia, principalmente por que tenho considerado este, o grande gargalo para a maioria dos astrofotógrafos brasileiros. Muitos, munidos de ótimos telescópios, não conseguem bons resultados por estarem com câmeras que são incapazes de tirar tudo o que o equipamento óptico é capaz.

Desde que fiz os posts sobre equipamentos para astrofotografia, acho que a mudança mais significativa foi o lançamento das câmeras planetárias da ZWO, que estão literalmente pulverizando a concorrência ao oferecerem modelos mais rápidos e flexíveis do que as Imaging Source e Lumineras, por um preço que chega algumas vezes a ser uma fração do que é cobrado pelos concorrentes. A QHY também tem chegado com câmeras interessantes, principalmente para céu profundo.

Como a informação mais importante para o astrofotógrafo brasileiro quase sempre é "quanto o produto custa", vou tentar separar as câmeras não por tipos, mas por faixa de preço. Então, vamos ver quais são as melhores opções de acordo com o quanto você pode gastar com uma câmera. Vou começar por aquelas que custam até 500 reais:

Qual câmera para astrofotografia você pode comprar com até 500 reais?

No Brasil, achar uma boa câmera para astrofotografia por até 500 e que seja boa, é um desafio. O problema é que 90% dos aspirantes a astrofotografia no Brasil pedem uma indicação nessa faixa de preço. Eu sempre digo para economizarem um pouco mais e adquirirem algo melhor, mas se a impaciência é muito grande, lá vão as opções:


Uma câmera Portátil de qualidade

São as famosas Cybershots e similares. Câmeras compactas normalmente do tamanho de uma caixa de cigarros, que cabem do bolso e que possuem zoom ótico entre 4x e 10x. Você pode achar bons modelos por menos de 500 reais, mesmo novos.

Prefira as que possuem mais configurações manuais, principalmente para tempo de exposição e sensibilidade (ISO). A Canon tem algumas Powershots com comandos manuais que podem render imagens razoáveis, conseguindo tempos de exposição de até 15 segundos e tendo firmwares que podem aumentar ainda mais este tempo.

Vantagens: Fáceis de encontrar, ao telescópio podem aumentar a imagem através do zoom óptico, dispensando o uso de Barlows.
Desvantagens: Sensores pequenos com resolução muito alta gerando grande ruído praticamente em qualquer nível de sensibilidade. Muito difícil de retirar as lentes para foco primário sem prejudicar o funcionamento da câmera. Normalmente usa-se o método afocal, com a lente da câmera apontado para o telescópio. As lentes precisam de adaptadores desajeitados para acoplar ao telescópio (alguns astrofotógrafos preferem até construir seus próprios adaptadores). A imensa maioria tem poucos comandos manuais, por isso pesquise muito antes de comprar.
Recomendada para: fotografia Lunar, solar (com filtros adequados) e fenômenos meteorológicos. conseguem fazer widefiel de céu profundo. (PS: Talvez "Recomendada" não seja o termo correto. O correto seria: "Menos pior")
Onde encontrar: Lojas de departamento, lojas on-line, sites de leilão, etc. 


Imagem da Via Láctea em widefield feita com uma Canon Powershot SX120 sem telescópio. Autor - Usuário marcosastro - Astrobin

A Lua fotografada por uma Sony Cybershot num refletor de 6 polegadas: Autor - Usuário Michael_Xyntaris - Astrobin



Uma câmera superzoom de entrada ou usada.

Câmeras superzoom são aquelas câmeras que estão entre as compactas e as DSLRs. Eles são mais encorpadas que as compactas, podendo ter quase o tamanho de uma DSLR, possuindo lentes bem maiores do que as câmeras compactas, mas usando praticamente os mesmos sensores. Por isso a maior vantagem que tem em relação as compactas está na possibilidade de zoons mais elevados e não numa melhor qualidade de imagem.

Na verdade para fotografia com telescópio, as superzoons são ainda menos adequadas do que as câmeras compactas, por serem muito pesadas e grandes, colocá-las num adaptador é ainda mais difícil e eles podem desalinhar apenas com o próprio peso. As lentes maiores tornam o alinhamento com a ocular ainda mais difícil. Por isso são pouco recomendas para astrofotografia com telescópio. Normalmente o que dá para fazer com uma câmera superzoom é fotografar a Lua, com o zoom no máximo e fazer imagens de céu profundo, com o zoom no mínimo, com uma qualidade próxima a que se consegue com uma câmera compacta com recursos manuais. Essa qualidade é muito inferior ao que se conseguiria com uma DSLR.

Vantagens: Fáceis de encontrar, aumentam muito a imagem através do zoom óptico.
Desvantagens: Como as compactas, possuem sensores pequenos com resolução muito alta, gerando grande ruído praticamente em qualquer nível de sensibilidade. Também é muito difícil de retirar as lentes originais sem prejudicar o funcionamento da câmera. Seu uso em adaptadores é ainda mais desajeitado do que nas câmeras compactas, devido ao maior volume e peso.
Recomendada para: fotografia Lunar, solar com filtro adequado e fenômenos meteorológicos. (aqui também o termo "menos pior" caiba melhor do que "recomendada")
Onde encontrar: Lojas de departamento, lojas on-line, sites de leilão, etc.


A esquerda, uma superzoom num adaptador para telescópio, A direita uma câmera compacta.


Uma Webcam de qualidade

- Uma boa webcam custa entre 100 a 300 reais. Existem boas webcams a venda em boas lojas de informática ou no mercado livre. Normalmente é necessário fazer uma modificação, tirando a lente original da câmera para expor o sensor diretamente a luz emitida pela objetiva. Essa adaptação é muito mais fácil do que nas câmeras portáteis, normalmente basta desparafusar a lente e encaixar a câmera de algum modo no telescópio que pode ser bem artesanal. Por serem muito leves, essa adaptação pode ser feita até com fita adesiva de qualidade. Algumas câmeras, como a Phillips SPC900, hoje muito difícil de encontrar, tem adaptadores disponíveis do mercado. As melhores possuem sensor CCD, mas já existem algumas com sensores CMOS que entregam imagens aceitáveis. A Microsoft tem algumas boas Webcams em linha que podem trazer bons resultados.

Vantagens: Mais fáceis de adaptar a telescópios do que as Cybershots. Vídeos são gravados em extensões mais compatíveis do que nas compactas. Sensores são pequenos, mas modelos com menor resolução, como o SPC900, geram mais sensibilidade e menos ruído.
Desvantagens: Necessita pesquisa para saber quais são os modelos de qualidade, a grande maioria das boas webcams são dificeis de achar, estão fora de linha ou mesmo são consideradas raridades.
Recomendada para: Fotografia Lunar, Planetária e Solar (com filtro adequado).
Onde encontrar: Lojas de departamento, lojas on-line, fóruns de astronomia e sites de leilão (Esse muita vezes pode ser a única opção).



WebCan SPC900nc com adaptador para telescópio. Normalmente basta desrosquear a lente e rosquear o adaptador.

Imagem feita com um Mak 127mm e uma Microsoft Lifecam Studio - Autor:  Usuário Ursa Maior - Astrobin


Júpiter capturado por uma SPC900NC da Phillips e um telescópio refrator de 120mm - Autor: Usuário JonM - Astrobin


Uma Câmera de vídeo astrofotográfica de entrada.

Existem câmeras de vídeo feitas por fabricantes de equipamentos astronômicos. Entre os fabricantes mais populares, Celestron, Orion e ZWO são as que possuem equipamentos que podem ser achados por menos de 500 reais. Eles são semelhantes às Webcam de qualidade. Alguns diriam que são a mesma coisa, mas existem algumas diferenças básicas:
- Compatibilidade com os principais programas de astrofotografia planetária e podem vir com softwares próprios para captação e processamento.
- Vem prontas para conectar ao telescópio em foco primário (sem uso de ocular), não precisando comprar ou fazer adaptadores.
- Algumas possuem opções de tempos de exposição maiores, podendo ser aproveitadas como câmeras de autoguiagem em setups para fotos de céu profundo.

Hoje há duas categorias, as que possuem sensores com resolução VGA (ZWO ASI030MC, Celestron Neximage, Orion StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV) e as com sensores de 5 megapixels (Celestron Neximage 5 e Orion StarShoot 5 MP Solar System Color Camera). Foram a Orion e a Celestron que lançaram essa tendência de câmeras planetárias com sensor de maior resolução. Apesar do marketing em cima disso, as fotos dessas câmeras não tem se mostrado melhores do que as feitas com sensores de menor resolução.
O modelo da ZWO é muito interessante pela flexibilidade, você pode reduzir o tamanho da imagem e assim aumentar a taxa de frames, o que é muito bom para fotografia de planetas, conseguindo até mesmo incríveis 335FPs na resolução 320x240, quase sempre suficiente para fotografia de planetas.


Vantagens: Prontas para adaptar ao telescópio. Sensores quando não são equivalentes, são melhores do que das melhores Webcams, compatibilidade com os softwares de captura e processamento astrofotográfico mais conhecidos.
Desvantagens: muito difíceis de achar no Brasil. No caso das ZWO, até mesmo no exterior não está fácil.
Recomendada para: Fotografia Lunar, Planetária e Solar.
Onde encontrar: Lojas on-line de produtos astronômicos, fóruns de astronomia e sites de leilão.

Nota: no exterior todas custam menos de 500 reais, mas no Brasil alguns modelos podem ser encontrados por um pouco mais do que 500, mas ainda podem ser consideradas como na mesma faixa das anteriores. Até pouco tempo atrás o Armazém do Telescópio vendia a ASI030MC por menos de 500 reais e pode ser que eles voltem, com o modelo atualizado, a ASI 034MC. Você pode adquirir a 034MC direto no site da ZWO. custa 400 reais com o frete, mas pode ser que sejam incluídos impostos na hora de entrar no brasil.

Lojas on-line de produtos astronômicos no Brasil onde você pode achar câmeras para astrofotografia.

Júpiter, fotografado com uma ASI030, num telescópio de 8 polegadas. Autor - Usuário Walter Martins - Astrobin

Júpiter, fotografado por uma Neximage 5, câmera de vídeo astrofotográfica com sensor CMOS de 5Megapixels, num telescópio de 8 polegadas..

Uma boa câmera de Segurança com sensor CCD

Sim, essa pode ser uma ideia interessante. Existem algumas câmeras de segurança disponíveis que podem ser acopladas ao telescópio produzindo principalmente imagens de céu profundo interessantes. Prefira modelos da Sony, Samsung ou outras marcas consagradas, evitando produtos de marcas genéricas que custem abaixo de 100 reais. Uma boa câmera de segurança para astrofotografia vai custar entre 200 e 300 reais no Brasil. Eu não sei muito como é a adaptação, pois dos tipos de câmera acima, foi o único que nunca usei.


Vantagens: melhores para céu profundo. Tem grande sensibilidade. Algumas são até usadas para apresentar vídeos dos objetos de céu profundo mais brilhantes ao vivo.
Desvantagens: pouco material em português disponível na internet. 
Recomendada para: Fotografia de céu profundo (não sei como se sai em fotografia planetária e lunar)
Onde encontrar: Principalmente em Lojas especializadas em equipamentos de segurança, sites de leilão.

Clique AQUI para ir a um site que explica um pouco melhor sobre câmeras de segurança para astrofotografia (em inglês)

Nebulosa de Orion fotografata com uma Samsung SDC-435 e um telescópio de 8 polegadas. Autor - Ben Mclerran - Astrobin

Nebulosa da Lagoa fotografada com uma Samsung SDC-435 e um telescópio de 5 polegadas. - Autor - Steve Wainwright

Uma DSLR bem usada 


Para céu profundo a melhor opção nessa faixa é uma digital single-lens reflex, ou simplesmente DSLR. Com um sensor muito maior do que os modelos anteriores, este tipo de câmera apresenta níveis de ruído muito menores, além da possibilidade de conectar ao telescópio por adaptadores simples e totalmente estáveis. Os modelos mais populares são da fabricante Canon, seguido pela Nikon e depois pelas outras.

O problema maior é que uma DSLR nova custa bem mais do que 500 reais e um modelo nessa faixa de preço não será uma câmera usada, mas normalmente uma câmera muito usada. Algumas podem já vir com defeitos anunciados e irrelevantes para astrofotografia, como por exemplo flash estragado. Outras podem ter problemas que você só vai descobrir depois e mais sérios. Por isso a compra é bastante arriscada, podendo ser muito recompensadora ou totalmente frustrante.


Vantagens: De longe a melhor opção para céu profundo possível nessa faixa de preço. Comandos manuais de exposição e sensibilidade, fáceis de acoplar ao telescópio.
Desvantagens: por serem mais caras, uma DSLR por 500 reais não é fácil de encontrar e quando você consegue é uma bem velhinha e a compra pode ser uma loteria. Mas há boas oportunidades disponíveis, podendo ser adquiridas em sites de leilão. No Ebay há muitos exemplares na faixa de 100 a 200 dólares.
Recomendada para: Fotografia de céu profundo e Lunar
Onde encontrar: Sites de Leilão e fóruns de astronomia.


Nota: para darem o máximo de si em imagens de Nebulosas de emissão (as vermelhas), as DSLRs precisam ser modificadas, com a troca do filtro a frente do sensor, que bloqueia grande parte da faixa das nebulosas de emissão. Está modificação é difícil, sendo recomendado que seja feita por um especialista e precisa de filtros que devem ser comprados no exterior. Apesar disso, mesmo sem a modificação, para céu profundo as DSLRs apresentam resultados bem acima dos modelos anteriores.


Nebulosas da Lagoa e Trífida fotografada por uma Nikon D40 numa lente de 55-300mm. Esta DSLR pode ser encontrada por menos de 500 reais em sites de leilão. Autor - Maurizio Ventura - Astrobin


Conclusão:
Comprar uma câmera para astrofotografia abaixo de 500 reais não é nada fácil. O meu conselho seria economizar mais um pouco e tentar juntar pelo menos mil reais, para adquirir uma DSLR usada ou uma ZWO ASI120, que tem apresentados resultados bem superiores a ASI030 e permitem fotografia de céu profundo (boas nas DSLRs, aceitáveis na ASI 120). Mas na falta de grana ou paciência, a ZWO ASI 034MC, atualização da 030MC, é uma boa compra. Se você achar uma Philips SCP900 também vale, apesar de eu preferir a ZWO. 

Neximage 5 ou Orion StarShoot 5 MP Solar System Color Camera) só se você não achar as anteriores, mas vale lembrar que elas são mais caras e têm apresentados resultados mais fracos até mesmo que seus modelos antigos, a Neximage  e a Orion StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV. Estas tem qualidade de imagem próximas a uma SPC900 da Philips.

Se decidir por câmera compacta, pode ser que consiga bons resultados conectando ela a um telescópio. A superzoom é difícil de conectar ao telescópio e com 500 reais você vai ficar limitado a modelos inferiores ou usados. Eu evitaria está opção. Uma câmera de segurança não dará os mesmos resultados que uma DSLR, mas pode ser uma opção muito interessante para quem tem pouca grana e muita curiosidade.


Nota: A qualidade das astrofotos apresentadas neste post não representa com exatidão o que se pode conseguir com as câmeras relacionadas. Além da câmera há muitas outras variáveis que influem numa astrofotografia, como a qualidade da montagem, do instrumento óptico, as condições da captura e também a habilidade do astrofotõgrafo.

41 comentários:

  1. Como sempre, perfeito Rodrigo. Ótimo post, mesmo que relembrando algumas informações já ditas ainda assim sempre é bom
    recordar e atualizar algumas coisas. Obrigado e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas dicas... eu tenho uma ASI030 e só consigo fotos boas da lua... já pra DSO nem a nuvem cinza da nebulosa de orion aparece nela... acho que não vale a pena... estou para comprar uma DSLR... obrigado

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, li em um dos seus artigos mais antigos que você usa (ou usava) um Celestron 70mm para guiagem. Poderia informar o método que você usava para fixar o Celestron no telescópio principal (imagino que seja no próprio parafuso destinado à fixação de câmeras fotográficas existente em alguns anéis) e, o mais importante, qual a câmera que você usava para captura das imagens para a guiagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, realmente eu fixava o 70mm somente com o parafuso do anel do telescópio principal. No quarto EBA usei uma Neximage como guiagem, que conseguia no máximo dois décimos de segundo de exposição. A partir daí passei a usar uma DMK21 e hoje uso uma DBK41, da imaging source.

      Excluir
    2. Pelo que entendi você ainda usa o Celestron 70mm como tele de apoio para guiagem. Pelo que sei, é necessário manter a diagonal para poder atingir foco ou utilizar um extensor. Você usa o 70mm dessa forma?

      Excluir
  4. Rodrigo, Bom Dia!

    Por gentileza poderia me dar uma dica? Parentes estão indo para o Canadá e USA e solicitei dentro das minhas possibilidades o telescópio Refrator PowerSeeker 80EQ1 – 80mm / 900mm / F-11, mas além disso quero me aventurar numa astrofotografia no método afocal e queria aproveitar a viagem dos parentes - Qual câmera digital eu poderia comprar lá? Essa serviria FujiFilm S4500 ou uma Sony ?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o post Adriana? Tem certeza que quer comprar uma Superzoom?

      Excluir
    2. Olá!! Cuidado com esses "PoweSeeker"... ouvi dizer que não prestam. Pesquise bem, antes de comprar este modelo... abraços!

      Excluir
  5. Li Rodrigo, mas queria ouvir sua opinião direta...rsrs. Não vou comprar...vou procurar uma compacta atual porque quero usar tanto para a astrofotografia tanto para o dia-dia.
    Marco - Acontece o seguinte...faz 01 mês ou mais que estou lendo sobre telescópio na web, mas como sou iniciante e mau entendo procurei os fóruns para me ajudar na escolha de um tele e além disso estou com parentes no Canadá e Disney que aguarda minha resposta do que comprar para eles trazerem para mim, ou seja, estou meio sem tempo, entende. Aí nesse intervalo me indicaram o SKY-WATCHER REFRATOR EQ1, BK 909 AZ3 ou 707 AZ3...Só que nas lojas próx aos endereços acima não encontrei ou quando encontro são bem mais caros ou estão longes da cidade que estão. Então me indicaram os CELESTRON no qual encontro em bastante loja próximas - 1º POWERSEEKER 80 EQ - 2º ASTROMASTER 70EQ - 3º POWERSEEKER 70 EQ e caso ter problemas nessas 3 opções - POWERSEEKER 70 AZ - ASTROMASTER 70 AZ - e último caso - TRAVEL SCOPE 70 PORTABLE.
    Marcos / Rodrigo aceito mais sugestões... PowerSeeker não presta? O qual então, seria ideal dentro dessas minhas possibilidades?

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, você pode comprar na OPTcorp.com e pedir para entregar na casa onde estão seus parentes. eles entregam em poucos dias:

      http://www.optcorp.com

      Tem muitas opções lá. Se possível pegue o Astromaster 90EQ e o motor. Motorização é muito bom.

      http://www.optcorp.com/celestron-astromaster-90-eq-refractor-telescope-21064.html

      http://www.optcorp.com/ce-93514-motor-drive-for-celestron-astromaster-equatorial-mounts.html

      Mas aviso, que para observação de céu profundo, só considero um telescópio recompensador a partir de 180mm. Abaixo disto, costuma ser meio frustrante, mesmo em céu escuros.

      Excluir
    2. Que legal o fato de entregar na casa não sabia e entrei neste site e já tinha passado para meu primo e agora vou passar essa informação. Obrigada Rodrigo pela dica, vou verificar os teles e vou dar atenção a eles e não mais em qual câmera comprar, pois estou nesse assunto perdidinha...Valeu!

      Excluir
    3. Rodrigo como não entendo muito bem...poderia me dizer qual a funcionalidade do motor no telescópio? Por ser uma montagem Equatorial ele me ajudaria a localizar melhor, é isso? Me diz uma coisa, telescópio EQ é muuuuito complicado de lidar do que o AZ? to um pouco receosa, é uma novidade pra mim esse mundo, que por sinal maravilhoso...mas...

      Excluir
    4. Rodrigo verifiquei, mas pro meu bolso o astromaster-90-eq não dá pro meu bolso...o PowerSeeker 80EQ ou SkyWatcher 70mm AZ3 são muito ruins, é isso?

      Excluir
  6. Sobre câmeras estou tentando achar algo compatível no meu bolso, as compactas porque as outras estão muito caro, mas continuo na duvida...podem me ajudar em uma dessas? Nikon coolpix (O que?) - Canon A3100IS, PowerShot SX (O que?) - Sony Cybershot (O que?) - Kodak AF - Samsung ST 64 ou nenhuma delas? Qual então?
    Estou tão confusa que as vezes acho melhor comprar uma super zoom para o dia dia e depois comprar uma para o próprio telescópio ...porque tentar ter uma para fazer as duas coisas esta complicado.

    ResponderExcluir
  7. Olha que comparação legal vista em um site sobre os telescópios - Vê que PowerSeeker 80EQ tem as duas montagens disponíveis, tanto equatorial tanto Altazimuth e as lentes da Astro master melhor 20mm / 10mm
    http://telescopes.findthebest.com/compare/58-61-69/AstroMaster-70EQ-vs-AstroMaster-90EQ-vs-PowerSeeker-80EQ

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, Eu recebi hoje meu primeiro telescópio. è um Refractor 90mm Az da Celestron, montei mas ainda não conseguir ver nada :) O meu interesse seria fotografar a Lua, Via Láctea e o Sol. A minha câmera é um semi profissional, eu conseguiria utiliza-la com um adaptador? São universais os adaptadores? Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo, estou pensando em comprar uma Fujifilm Finepix S8200 ou uma Canon PowerShot SX170 para usar modo afocal, por estarem mais em conta, oque você acha delas?

    Qual é a melhor para astrofotografias?

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, pode me dizer o adaptador que compro pra conectar uma Canon EOS em um Celestron CPC 800 ? Obrigado, Se tiver um link do produto em algum site pra comprar já, seria ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai precisar de um Anel T2 para Canon e um adaptador T2 para telescópio. Nesse site você encontra os dois: https://tellescopio.com.br/astrofotografia/acessorios

      Excluir
  11. Olá, estou me aventurando agora por esse mundo das estrelas... Na descrição, sobre as DSLR fala em céu profundo. Suponho que a mesma câmara para planetas seja melhor ainda. Certo? E quanto as webcam, você cita a 900nc. Realmente está difícil de encontra-la. Mas que características precisaria ter uma boa web para astrofotografia. As web também podem ser usadas para céu profundo? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. qual o adaptador de lente pra câmera semiprofissional fujifilm? exite essa possibilidade?

    ResponderExcluir
  13. Salve Rodrigo! primeiramente parabéns pelo seu excelente trabalho!
    estou com dúvida referente a qual lente ser melhor para astrofotografia:
    Lente Canon EF 50mm F1.8 II
    ou
    Lente Canon EF 40mm F2.8

    pelo que vi no seu blog, imagino que irá indicar a de 50mm, porém tenho impressão de que a de 40 mm tenha mais qualidade de imagem.

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André. É uma pergunta bem difícil. As suas fazem ótimas fotos. Eu diria que depende se você quer mais ou menos campo, já que a 50mm tem um campo um pouco maior, embora menos zoom. Falando de forma bem pessoal, eu pegaria a 40mm por ser menos conhecida e certamente levantar mais o interesse dos astrofotógrafos que não a conhecem. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado pelo conselho! mas acabei encomendando uma de 50mm mesmo... estava pra comprar a de 40mm, daih encontrei uma de 50 mm por 500 reais, nova...

      Excluir
  14. Caramba pessoal, quantas perguntas que eu deixei passar. foi mal!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!

    estou iniciando na astrofotografia e li seu post e achei muito interessante uma coisa que eu fiquei com duvida foi a respeito dos sensores, pois eu vi uma camera da sony com sensor cmos queria saber se ele é bom para astrofotografia uma vez que as dslr tem o preço bem elevado.

    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Andolfato, sempre acompanho o blog e gostaria de saber uma coisa sobre as webcams, no seu post aí em cima vc diz que a microsoft tem umas boas p astrofotografia, tenho uma Lifecam VX-2000 e gostaria de saber se ela é uma boa webcam para astrofotografia planetária. Ela não tem parafuso me parece bem frágil, fico com medo de ao remover a parte da frente que é colada na parte traseira eu danifique o sensor

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo tudo bem? Sou iniciante na astrofotografia e gostaria de tirar uma duvida com você. Tenho um telescópio celestron c90 de f13,9 e estou querendo comprar uma câmera pra acoplar nele. Estou em duvida entre a asi120mc e uma dslr. Qual delas você acha que seria uma boa escolha? Tenho no momento 1.300,00 pra investir.

    ResponderExcluir
  18. Descobri essa Webcam CCD http://astrobeano.blogspot.com.br/2012/01/xbox-360-webcam-for-astrophotography.html bem acessível e custa em média 50 Reais, já ouviu algo sobre ela? não achei sites nacionais falando sobre ela, só gringos. Tenho um Sky-Watcher az2 70mm e pretendo fazer alguns registros lunares, planetários e de nebulosas e aglomerados como M7, M42, M45, Eta Carine. Qual aplicativo Free vc indica para registros de longa exposição?

    ResponderExcluir
  19. será que eu consigo fazer boas fotos com uma cano t5i?

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma GE X500, permite exposições de até 30 segundos, ISO até 3200 e consegui fotos relativamente decentes com ela. Problema maior é o ruído alto por causa do ISO, mas é uma boa opção de entrada. Tem no mercado livre por menos de 300 reais. Ainda quero fazer uma montagem equatorial para compensar as exposições mais longas http://lucaspsboficial-ikran7.blogspot.com.br/2016/09/astrofotografia-em-porto-alegrers.html

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia,

    Sou iniciante, e gostaria de dicas para telescópio e câmeras custo x benefício... Obrigado desde já :D

    ResponderExcluir
  22. Qual câmera / telescópio você indica para iniciantes?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alysson para astrofotografias usando um telescopio o melhor é voce comprar uma camera compacta(tenho uma panasonic lumix de bolso),pois não é pesada,pretendo comprar um adaptador para excaixa-la na ocular do tele.Quanto ao telescópio entre no site: Escolhendo um telescopio para astronomia

      Excluir
    2. Rodrigo,como posso configurar minha panasonic lumix mega IOS 28mm de bolso para abertura,velocidade e poder capturar imagens das estrelas?

      Excluir
  23. Da pra fazer essas fotos com uma Canon t3i ?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Rodrigo, tenho um Canon EOS 5D Mark II. Ja fiz teste com ele em um tripe com tempos de 10 s ate 30 s e os resultados foram surprendentes (local sem poluicao luminosa nem nada). Agora estou querendo me aventurar em fotos de maior exposicao (1 min, 4 min e por ai), mas para isso precisava de um tripe apropriado e um motor (star track). A maioria que eu vejo sao para telescopios e tal sendo muito caros. Vc recomendaria algum em especial? Peso total da camera com lente acredito q deve ser algo em torno de 3kilos.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Rodrigo como vai brotlher tenho uma camera SVBONY 105 e não consigo achar as configurações para fazer astrofotos tenho um refletor 98mm ótica roberto fornaciari quais configurações vc me indlicaria não consigo o foco

    ResponderExcluir
  26. Opa, legal o post. Para quem está sem grana mesmo, pensando em comprar um refratorzinho 70mm, eu consegui umas planetárias bem legais usando uma Sony DSC W310 - é uma compacta, do mesmo tipo das comentadas no início do artigo. Usei um 70/700mm Greika, bem zoadinho mesmo. A câmera estava 10 anos guardada, mas conseguiu capturar vários detalhes em Júpiter e Marte, formações de albedo, Giant Red Spot, entre outros. Usei uma ocular 9.7mm e uma barlow x2 junto com a câmera, segurando na mão mesmo, ai eu processava depois no PIPP centralizando e Registax 6 empilhando.
    Para quem ficou interessado, quer ver os resultados, eu fiz um videozinho para demonstrar, timelapse de Júpiter: https://www.youtube.com/watch?v=h_BJWUtizQ0

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.