domingo, 13 de julho de 2014

Eu e o Telescópio Espacial Hubble


O Hubble está lá no espaço, a quase 600 quilômetros de altitude, com seu espelho de 2 metros de diâmetro e um sensor maior do que um cartão de crédito. Eu estou aqui, no meu apartamento, no décimo terceiro andar de um prédio no meio do Distrito Federal, com um espelho de 200mm que estou começando a usar e uma câmera com sensor menor do que uma moeda de 1 centavo.

Mas é legal saber, que, apesar de toda as diferenças orçamentárias e de local, eu e o Hubble podemos às vezes até conversar. Afinal, o Hubble Palette que fiz com a Atik 314L ficou muito bom e decidi fazer uma comparação com o Hubble. Abaixo vemos o resultado ao colocarmos lado a lado as minhas imagens e as feitas com o telescópio espacial da NASA. Você pode clicar na imagem para ver maior.

É claro que, mesmo reduzidas, as imagens do Hubble tem imensamente mais detalhes e elas ainda podem ser colocadas do tamanho de um poster e não haverá perda da nitidez. Mas acho legal ver que minha foto também mostra um bom número de detalhes e os objetos estão fieis.



A outra foto é ainda mais interessante e fruto de uma experiência que fiz. Peguei uma imagem do telescópio Hubble, tornei ela preto e branco tirando as cores deixadas pelo telescópio espacial e coloquei no lugar, as cores que consegui com a captação da Atik 314L e meus dois telescópios. Gostei muito de resultado, tanto que coloquei as duas imagens uma do lado da outra para comparação, a primeira com as cores do Hubble e a segunda com as minhas cores. Não vou dizer se achei a minha melhor ou pior, mas a verdade é que gostei de brincadeira. Se você tem boas fotos de objetos já fotografados pelo Hubble, mesmo em cores naturais, também pode fazer a mesma brincadeira e ver qual o resultado. O programa que usei é o Fitswork, que é fácil e intuitivo. É claro que depois ajustei um pouco as cores no Adobe Photoshop, para deixar elas mais vivas.


3 comentários:

  1. Ola, boa tarde! Gostaria de parabeniza-lo por suas fotos que diga de passagem na minha opinião as melhores do Brasil, e também por compartilhar conosco todo este maravilhoso trabalho que estas fazendo. Eu desde pequeno já estava a observar o céu, satélites ,cometas.. a lua .. Vindo de uma família muito humilde, pais separados, não tinha nem como pensar em um bino, já que a situação era crítica ..Mas aos 30 anos quando a situação financeira melhorou é que pude comprar o tão sonhado binóculo. Como trabalho na agricultura normalmente tem que se esperar o término da safra para ver os lucros, mas graças ao bom pai esta indo tudo bem e estou conseguindo aos poucos comprar os equipamentos que sempre sonhei.
    É por isso que admiro o seu trabalho, o compartilhamento...quanta coisa a gente que esta la embaixo no ''berçário'' he he aprendendo,quebrando a cara (he he) pode ter acesso..

    O teu blog tem tudo que um apaixonado por astronomia como eu precisa, material de primeira.. PARABÉNS!!

    A propósito ano passado comprei o meu 1º tele, um skywatcher 70 mmm com montagem equatorial, este ano comprei o motor drive de acompanhamento estou domando ele...Gostaria de tentar minhas primeiras astrofotos estou na dúvida em duas cãmeras, a sony alpha a 3000 23 mega pixels, mas não sei se tem mais de 30 seg de exposição, ou a canon t3 12 megapixels que tem entrada p/ controle remoto... O preço das duas estão muito parecidos..

    Grato,

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber se existe telescópio q tire foto como as suas pra vender. Se souber de algum site q venda , porfavor me passa?! E gostaria de ver fotos do q vc fez?! E se vc faz pra revender?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edinelson. Hoje acredito que os melhores lugares são o grupo "Mercado de Astronomia"ou "Brechó de Astronomia". No Facebook. Volta e meia aparece um refrator apocromático ou um bom RC por lá. Os sites atualmente andam meio fracos.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.