sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sétimo EBA - A Tromba do Elefante - IC 1396



IC 1396
Alto Paraíso - Goiás - 24 de Julho de 2014
H-Alpha 8x480 segundos Bin 1x1 
OIII 10x300 segundos Bin 2x2 
Câmera: Atik 314L+
Lente: Canon 200mm F2.8 FD
Montagem: HEQ5
Guiagem - Orion ED 102mm F7
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 51
Junção das cores: fitswork
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Poucas coisas me deixam mais feliz do que fotografar um objeto que nunca havia tentado antes. E neste EBA eu estava decidido capturar IC 1396, também conhecida como A Tromba do Elefante.

A grande dificuldade de se capturar este objeto é que ele está escandalosamente ao norte. Não aparece a mais de 17 graus em alto Paraíso. Mesmo assim lá ele está um pouco mais alto do que aqui da varanda do meu apartamento, em Brasília, e por de trás de um céu com zero poluição luminosa.

O setup escolhido foi a lente de 200mm F2.8 FD e a Câmera Atik 314L.  A captura foi feita com dois filtros, o H-alpha e o OIII. infelizmente nuvens destruíram completamente os frames feitos com o filtro de Enxofre (SII) impedindo que eu concretizasse um Hubble Palette.

A captura está longe de perfeita. A guiagem com o ED de 102mm apresentou-se pior do que com o Miniguider de 50mm e eu tive que abrir bem a lente para que ela capturasse mais luz. Apesar disso acho que o resultado ficou muito bom. Eu não sei se alguém capturou esta nebulosa do Brasil antes e isto dá um sabor especial ao trabalho.


2 comentários:

  1. Boa noite Rodrigo,

    primeiramente parabéns pela foto. Acompanho seu Blog há mais de ano e já deixei algumas msgs aqui anteriormente.

    Mando esta mensagem para tirar uma dúvida. Como você faz o alinhamento de sua montagem da sua varanda? Vi recentemente o vídeo do Astronomia ao Vivo no qual teve participação sua. Em um determinado momento você comenta rapidamente sobre uma possibilidade de fazer alinhamento mesmo não se tendo o eixo sul livre.

    Gostaria muito que você me ajudasse mesmo somente me repassando links onde eu possa ler, aprender e ter mais segurança sobre o assunto/procedimento.

    No momento estou com uma lista madura de equipamentos para astrofotografia que pretendo comprar, mas fico com receio de não conseguir um bom alinhamento da minha varanda, a qual tem somente uma parte da visibilidade do cone sul.

    Muito obrigado novamente pela leitura da mensagem, Rodrigo.

    Tentarei fortemente ir no EBA 8.

    Um abraço,

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos , a verdade é que do meu apartamento eu alinho pelo chamado Drift Fotográfico. Vou tirando fotos, vendo o rastro e movimentando o tripé e a montagem até que os rastros desaparecam. Há um programa chamado Astrotortilha que dizem que é muito bom para alinhar, mas eu ainda não usei ele.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.