domingo, 21 de setembro de 2014

12 fatos que você precisa saber antes de se tornar um astrofotógrafo amador!


Imagem rara de um astrofotógrafo sendo flagrado em plena ação!
(Imagem: Thomas Shahan)

Após três anos e meio de Astrofotografia amadora, sinto-me na obrigação de avisar aos aspirantes a este maravilhoso hobby sobre o que eles vão encontrar pela frente. Segue a relação de tudo o que lhe espera a partir do momento em que você realmente começar a praticar astrofotografia:

  1. Muita gente vai te perguntar qual o sentido de fazer imagens com seu telescópio se existe o Hubble.
  2. Um em cada dois de seus amigos vai te perguntar se você já fotografou um disco voador.
  3. Sempre existem pessoas que vão te dizer que a forma que ele pratica astronomia é melhor do que a sua e que você não é um astrônomo amador de verdade.
  4. Você vai se estressar durante a captura, um grande número de vezes e com alto nível de intensidade.
  5. Em muitas noites, assim que você terminar de montar o seu equipamento, o céu vai nublar, e assim que você terminar de guardá-lo, o céu imediatamente irá abrir maravilhosamente!
  6. Muitos astrofotógrafos vão produzir imagens melhores do que a sua porque sabem mais de Photoshop do que você.
  7. Muitas pessoas vão parar de comentar suas fotos porque você não comenta as delas.
  8. Após uma noite inteira de astrofotografia de céu profundo, na hora de guardar tudo, às cinco da manhã, você vai se perguntar qual é o sentido disto tudo, enquanto tenta se manter acordado (ou lúcido).
  9. Você vai perceber a maioria dos defeitos de sua imagem depois de publicá-la.
  10. A sua imagem mais popular será algo que você pensou muitas vezes antes de publicar. A sua imagem preferida receberá cinco likes e um comentário da sua mãe perguntando se você vai na festa da sua tia.
  11. O único momento em que você vai realmente fazer dinheiro com astrofotografia, é na hora de vender seu equipamento.
  12. Quando você ficar muito tempo sem astrofotografar, esquecerá de todos os onze itens anteriores, sentirá uma saudade imensa daquelas noites sob o céu estrelado, ao lado de seu telescópio e  ficará doido para montar o seu setup novamente.

Muitos astrônomos tem dificuldade pra aceitar humor quando se fala em astronomia amadora. Mas este texto é uma homenagem aos astrofotógrafos amadores, que praticam a atividade somente por amor ao céu. Por isso espero que você não tenha odiado este texto e tenha ao menos achado interessante. Se você é um astrofotógrafo como eu, imagino que verá que temos muitas coisas em comum.

17 comentários:

  1. Suas observações estão perfeita, so quem é apaixonado consegue vencer todas etapas.
    Principalmente a 11 esta você vera e a menor.
    Espero conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Gilberto! fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto, pois ele fala muitas verdades e sem dúvida, quem teve um simples contato com um telescópio dos mais simples que seja irá dar boas gargalhadas e vai lembrar " eu ja passei por isso"
    Parabéns caro Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Incrível! Descreveste perfeitamente as sensações e sentimentos de um astrofotógrafo amador.
    Parabéns, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só merecemos o "título de astrofotógrafo" quando passamos por todos os itens! hahahahaha

      Excluir
  5. Esse texto fortalece ainda mais os amantes da astrofotografia, mesmo sendo meros curiosos como eu, que ainda engatinha na astrofotografia.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, a questão 5 é a mais pura realidade. Parabéns pelo blog e aguardando ansiosamente pela publicação o seu livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Concordo 100%, e acrescente que:
    13 - A melhor noite do ano, ceu estável e seco terá LUA CHEIA ou será uma bela segunda antes de reunião importante com o chefe na terça.
    14 - E sempre se esquece aquele adaptador, ou aquela lente em noites perfeitas.....

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esta sua reflexão... Gostei tanto que fiz a minha e compartilho com você(s).

    1. Porque foi feito por mim. O prazer de fazer.
    2. Sim, mas os homens de preto pegaram a única cópia e o negativo.
    3. Devem estar querendo compensar algum outro mau desempenho.
    4. No meu caso coloquei as metas bem baixas. Sempre tenho prazer.
    5. Ahh, essas leis de Murphy. =)
    6. A competição é interna e só você pode determinar o nível de agressividade e desgaste com que se enfrenta. E claro quanto investir para melhorar em estudo, tempo e dinheiro. Sempre se perguntando o quanto é suficiente. No meu caso o prazer do passatempo é mandatório.
    7. Ou simplesmente estão ocupadas com outras prioridades.
    8. O puro prazer de encontrar você mesmo e se curtir sem interrupções.
    9. Sempre.
    10. Viva as diferenças.
    11. No meu caso bem pouco. Não tive coragem de investir em equipamentos dedicados. Vide 6 e 1.
    12. Compartilho deste sentimento.

    ResponderExcluir
  9. Otima observacao, acho que tem mais uma....

    13. Tem sem pre um equipamento que vc "precisa" de comprar.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.