domingo, 1 de março de 2015

Yes! Nós temos planetas!


Júpiter, registrado na noite de 25 de fevereiro, por volta das onze horas, da varanda do meu apartamento. Telescópio: Refletor de 200mm, câmera: Expanse 120 mono.


E eu sigo na minha saga para conseguir boas fotos planetária! Enquanto a Via Láctea ainda surge somente no fim da madrugada,eu vou aproveitando para praticar este tipo de fotografia, que tem se mostrado muito diferente da fotografia de céu profundo.

Aos poucos vou melhorando. Voltei à astrofotografia planetária porque ia falar sobre ela no livro de astrofotografia que estou escrevendo e sentia falta de uma boa imagem planetária para ilustrar os capítulos referentes a este tipo de registro. Eu achava que sabia o suficiente sobre astrofotografia planetária para falar sobre o assunto, só não tinha uma imagem boa porque nunca tive um bom setup planetária.

A verdade é que estou descobrindo que realmente sabia muito pouco sobre astrofotografia planetária e minhas divagações sobre o assunto no livro seriam incrivelmente pobres. Estas últimas noites ao lado do refletor e da excelente câmera Expanse, e muitas outras processando imagens, tem se mostrado uma verdadeira escola pra mim. E tenho certeza que vou conseguir passar muito deste aprendizado no livro.

Enquanto vou aprendendo, deixo aqui meu melhor registro até agora, que mostra a grande mancha vermelha com bastante destaque. Trata-se de uma composição RRGB, em que o filtro vermelho tem duas funções, dar a cor vermelha e é responsável por todos os detalhes da imagem. Eu estou tendo algumas dificuldades com o filtro de Luminance, que teoricamente teria esta função. É muito comum até astrofotógrafos bastante avançados usarem o filtro vermelho para compor o Luminance, mas eu sinto que é possível resultados ainda melhores quando eu me entender com o filtro de Luminance. Espero em breve conseguir estes registros.

2 comentários:

  1. Dá pra perceber que a diferença entre uma câmera mono e uma colorida é bem grande. Tenho a expanse 120 color. Faz imagens legais mas perde muito detalhe. Mas como não tenho tempo de estudar processamento de fotos RGB . Devo em contentar com ela mesmo. Quem sabe quando sair o livro e eu estiver aposentado.😁

    ResponderExcluir
  2. com essa camera da pra tirar fotos boas diretamente na ocular do telescópio ( como na imagem de Júpiter
    acima ) ou tem que fazer um video e depois empilhar?Tem longa exposição? Obrigado.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.