quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fotografando Galáxias da Varanda do Apartamento

Galáxias M96 e M95, capturadas com a câmera QHY163m, Telescópio Refrator 102mm e filtros LRGB Optolong



Fotografar galáxias da varanda do meu apartamento nunca foi algo que considerei como uma boa investida. Afinal, diferente de nebulosas de emissão, não há filtros que isolem bem a luz destes objetos da poluição luminosa de Brasília.

Mas nesta época do ano praticamente não há nebulosas de emissão visíveis da varanda do meu apartamento, apontada para o Leste e Norte. Sendo que neste momento as Nebulosas de emissão do início da noite estão todas a Oeste e as do meio da noite estão a Sul.

Mas sedento para sentar na varanda e viajar pelo céu, mesmo sabendo dos problemas com a poluição luminosa, resolvi arriscar, nem que fosse para brincar e registrar somente o borrão de algumas galáxias da varanda do meu apartamento. As escolhidas foram as galáxias M95 e M96, que caberiam juntas num único registro. Estas duas galáxias fazem parte do chamado Grupo M96 ou Grupo de Galáxias Leão I, que é um dos grupos do Super aglomerado de Virgem, do qual faz parte o Grupo Local, da Via Láctea.

A Galáxia principal do grupo M96 obviamente é aquela que dá nome ao Grupo. M96 aparece à esquerda na imagem. Ela é uma galáxia espiral a 38 milhões de anos-luz da Terra e tem magnitude aparente de 9,3. A vizinha, M95, está numa distância praticamente igual, mostrando como está ligada gravitacionalmente a M96, mas é um pouco mais pálida, com magnitude aparente 9,7.

A primeira limitação que enfrento ao registrar com filtros RGB da varanda do apartamento é no tempo de exposição por frame. Se eu tentar frames muito longos, o céu de fundo logo irá estourar a imagem. Os light frames da captura acima tem apenas um minuto de duração. Para tentar compensar frames mais curtos a solução é fazer muitos frames. A captação teve 141 frames somente de luminância, 15 frames com filtro vermelho, 20 frames com filtro verde e 14 com filtros azul.

O resultado final, embora humilde comparado com o que seria possível de uma área com céu escuro, até que me surpreendeu positivamente e me animou a seguir fazendo este tipo de registro e aperfeiçoar a técnica de captura.

5 comentários:

  1. ANdolfato, parabéns pela foto. Att, Fernando

    ResponderExcluir
  2. Estou sempre aprendendo com suas explicações e técnicas de capturas.
    Tenho uma HEQ5 Pro, que infelizmente parou de funcionar, aparecendo a mensagem "No link to mount. Stand alone mode". Já chequei cabos e firmware do controlador e nada de funcionar. Ela ficou exposta ao sol por um periodo e acho que danificou o sistema. Adquiri uma nova placa mãe, de uma loja na Austria, mas deve estar parada na alfândega do Rio de Janeiro, devido a greve dos auditores fiscais da Receita Federal. Vamos aguardar...
    Abs.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Que pena com a sua montagem. Mas espero que dê tudo certo. Diga-se de passagem, você poderia me passar o link de onde comprou a placa. Vai que eu precise no futuro. Dependendo do preço chego até a pensar em adquirir e deixar reservada, para emergências.

      Abraços
      Andolfato

      Excluir
    2. Bom dia Rodrigo,

      Segue o link: https://teleskop-austria.at/MotherHEQ5_Motherboard-Hauptplatine-fur-HEQ5-PRO

      Abs
      Paulo Furlan

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.